exclusivo
29 DEZ 2018
01 janeiro 2019 às 11h12

Ronaldo. Um sonho chamado Champions e outros recordes em mira

Avançado português tem sido decisivo na Juventus, onde já leva 13 golos marcados em todas as provas. No emblema de Turim, o grande objetivo é a conquista da Liga dos Campeões. Mas há várias marcas para bater.

Nuno Fernandes

Quando no dia 10 de julho de 2018 Cristiano Ronaldo foi confirmado oficialmente como jogador da Juventus, ninguém teve dúvidas em apontar que estávamos perante a transferência do ano. O então melhor jogador do mundo colocava um ponto final em nove temporadas ao serviço do Real Madrid e mudava-se para o crónico campeão italiano.

Para já, a experiência na Liga italiana não podia estar a correr melhor. Ronaldo já leva 13 golos marcados em 23 jogos pela Juventus (campeonato e Champions) e tem-se destacado também nas assistências. Mas muito dificilmente conseguirá bater o seu recorde pessoal de golos numa só época - em 2014-15 marcou 54 golos em 61 jogos.

Se compararmos a campanha da Juventus no ano passado sem Ronaldo, em período homólogo (18 primeiras jornadas da Liga italiana), é possível chegar à conclusão que a equipa soma mais pontos (50 contra 44), mas curiosamente marca menos golos: em 2017-18, por esta altura, tinha 45 remates certeiros contra os 36 atuais.

Se estabelecermos uma comparação do Real Madrid com e sem Ronaldo, aqui a diferença é mais acentuada: há um ano, após 16 jornadas, a equipa da capital espanhola tinha 34 pontos e 33 golos marcados; atualmente tem 29 e apenas 24 golos.

No clube de Turim, adeptos, dirigentes e até rivais foram unânimes ao considerar que com Ronaldo a conquista da Liga dos Campeões deixava ser um sonho para se tornar um objetivo. "Comprar um jogador como Ronaldo não é ponto adquirido que a Juventus conquiste a Champions. Mas deixa esse objetivo muito mais perto e pode ajudar o clube a vencer novamente o troféu", indicou Andrea Pirlo, uma das maiores figuras da história do clube italiano.

O próprio Ronaldo, nas várias entrevistas que foi dando nos últimos meses, não escondeu que esse é um objetivo. "Quero ganhar a Liga dos Campeões pela Juve", disse recentemente numa entrevista difundida pela DAZN, uma nova plataforma de streaming, acrescentando, contudo, que isso não poderia tornar-se uma "obsessão" para ele e para os colegas: "Um passo de cada vez. Depois veremos o que acontece, se é neste ano, no próximo ou no seguinte."

Para já, a fase de grupos da Champions foi ultrapassada sem dificuldades, com o primeiro lugar no grupo H, à frente do Manchester United. Nos oitavos-de-final da competição, o adversário será o Atlético Madrid, clube que Ronaldo bem conhece das várias batalhas travadas quando representava o Real Madrid.

A última Champions conquistada pela Juventus remonta ao ano de 1996, ainda Ronaldo alinhava nas camadas jovens do Nacional da Madeira, muito longe de imaginar a estrela que ia tornar-se. Na final desse ano, a equipa italiana bateu o Ajax no desempate por grandes penalidades, numa equipa que era treinada por Marcelo Lippi e que tinha jogadores como Sorín, Paulo Sousa, Antonio Conte. Deschamps, Vialli, Del Piero, Ravanelli, entre outros.

A conquista da Liga dos Campeões é o maior desafio que se coloca a Ronaldo no ano de 2019, pois a nível interno, e apesar de ainda estarmos a meio da época, a Juventus já vai bem lançada para mais um título de campeão, o que a suceder será o oitavo consecutivo.

Caso consiga mais este feito (a Liga dos Campeões pela Juventus), CR7 passa a somar seis Champions e por três clubes diferentes. Venceu em 2007-08 ao serviço do Manchester United e em 2013-14, 2015-16, 2016-17 e 2017-18 pelo Real Madrid. A concretizar-se, Cristiano Ronaldo iguala ainda o recorde que é detido pelo espanhol Francisco Gento, que nos anos de 1950 e 60 venceu seis troféus pelo Real Madrid.

Seleção e recordes individuais

O ano de 2019 pode ainda significar um título inédito para Ronaldo ao serviço da seleção nacional. O avançado foi dispensado da fase de grupos da Liga das Nações, mas estará presente na final four da prova que se realiza em junho, em Portugal. Nas meias-finais, Portugal vai defrontar a Suíça. Se passar, medirá forças na final com o vencedor do Inglaterra-Holanda. Depois do título de campeão europeu conquistado em 2016, CR7 pode juntar mais um título a nível de seleções ao seu palmarés.

Num ano que pode ainda trazer novidades relacionadas com a reabertura do caso da alegada violação de que o craque é acusado por Kathryn Mayorga, num hotel em Las Vegas, em 2009, Ronaldo tem ainda a possibilidade de bater vários recordes pessoais na Juventus. A começar pelo de melhor marcador de sempre da Serie A - a marca está atualmente nos 36 golos (Gino Rossetti, Torino 1928-29, e Gonzalo Higuaín, Nápoles, 2015-16). Para já, CR7 vai nos 12. Outro recorde possível de atingir é o de mais golos de um jogador da Juventus numa só época da Serie A, que pertence a Ferenc Hirzer (1925-26), com 35.