Premium A regulação do lobbying avança no Parlamento

"Representação de interesses." Esta é a designação suave para o que é vulgarmente conhecido por lobbying. Faz-se em Portugal sem nenhum enquadramento legislativo. Algo que está a caminho de mudar já no início do ano.

Os deputados da Comissão Parlamentar para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas já estão numa fase avançada da regulação da representação de interesses (vulgo: lobbying). Embora faltem acertar muitos detalhes, e nada tenha sido votado, parecem já começar a desenhar-se consensos a três - PSD, PS e CDS - para que venha a ser aprovada algum tipo de regulação. Entrou agora um projeto da JSD no mesmo sentido, que será analisado na comissão para tentar um consenso mais alargado.

O deputado socialista Pedro Delgado Alves confirmou ao DN que os trabalhos de discussão em torno dos projetos de lei "estão muito avançados" e a intenção é a de "começar as votações em janeiro". Votações para que se chegue a um projeto comum, o mais consensual possível, e fundir os projetos do CDS, PS e agora da JSD que chegou um pouco "extemporâneo", refere o deputado.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG