Aconteceu em 1928 - Salazar toma posse como ministro das Finanças

"Sei muito bem o que quero e para onde vou", frase de Oliveira Salazar em destaque no DN de 28 de abril de 1928.

Na edição de 28 de abril de 1928 o DN deu destaque à posse do então recém-nomeado ministro das Finanças, António de Oliveira Salazar, que soltou logo aí uma frase forte e que se tornaria histórica: "Sei muito bem o que quero e para onde vou."

"O momento político. Importantes afirmações do ministro das Finanças" era uma das manchetes do DN.

"O Sr. Dr. Oliveira Salazar, novo ministro das Finanças, foi ontem pelas duas horas da tarde ao Palácio de Belém, acompanhado do chefe do Governo, prestar o seu compromisso de honra perante o Sr. Presidente da República. Pelas três horas, quando o ilustre homem público chegou ao Ministério das Finanças a fim de tomar posse, já os corredores que ficam próximos do gabinete do ministro se encontravam repletos de pessoas que manifestavam empenho em assistir àquele ato para ouvir as declarações do titular daquela pasta", começava o texto.

Logo aí Salazar, convidado após a eleição do general Óscar Carmona, leu as condições que pôs para aceitar a pasta das Finanças, entre as quais o poder de atribuir os orçamentos aos vários ministérios e de discutir todas as medidas tomadas pelos outros ministérios. No fundo, o poder de estar no centro de todas as decisões.

Em 1932 tornar-se-ia chefe do Governo e um ano depois poria em prática o Estado Novo, que haveria de durar até ao 25 de Abril de 1974.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG