Premium Emmanuel Macron e as faíscas

Há eletricidade no ar no que diz respeito a Emmanuel Macron. O presidente da República Francesa estará hoje durante todo o dia em Lisboa, a convite de António Costa, chefe do governo português. Trata-se de uma cimeira sobre interconexões energéticas e para a qual foi também convidado Pedro Sánchez, o novo primeiro-ministro espanhol. Uma reunião muito importante, uma vez que os representantes da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento também marcarão presença.

O assunto é de facto importante: trata-se de fazer circular a eletricidade entre o sul da Europa e o norte, permitindo que importadores e exportadores de energia beneficiem das trocas. Embora o sistema de interligação seja considerado bastante satisfatório entre Portugal e Espanha, está longe de ser 100% operacional entre a Espanha e a França.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.