Premium Aconteceu em 1931 - Tentativa de golpe de Estado só durou dez horas

No dia seguinte aos incidentes, já se contabilizavam 35 mortos e cerca de 300 feridos. Mais de 500 pessoas foram detidas e a ditadura impunha a sua força.

"Após dez horas de luta, da qual resultaram 35 mortos, cerca de 300 feridos e mais de 500 prisões, as forças governamentais restabeleceram a ordem, que é presentemente completa em todo o país." Assim resumia o Diário de Notícias de 27 de agosto de 1931 a tentativa de golpe de Estado que tinha ocorrido na véspera. "A tentativa revolucionária de ontem" era a manchete da edição.

O acontecimento dominou praticamente toda a primeira página, com imagens e relatos dos confrontos registados durante algumas horas do dia 26 de agosto. Este golpe inseriu-se no chamado Reviralho, designação da ação política desenvolvida entre os anos de 1926 e 1940 pela oposição republicana e liberal ao regime ditatorial criado com o golpe do 28 de Maio em Portugal.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.