Premium Aconteceu em 1992 - A viagem de Mário Soares à Índia e a homenagem a Gandhi

O dia em que a primeira página do DN contava o ponto alto da viagem do Presidente à Índia e mostrava a festa da inauguração da estátua de Eusébio, no Estádio da Luz.

A edição deste dia 26 janeiro era assinalada na primeira página do DN com uma reportagem sobre a viagem à Índia do Presidente Mário Soares. A enviada especial era a diretora-adjunta Helena Marques, que dizia logo nas primeiras linhas que o Presidente português tinha plantado uma árvore em memória de Mahatma Gandhi, mas não tinha conseguido do seu anfitrião "um apoio significativo para a resolução do conflito sobre Timor-Leste".

A homenagem ao fundador da Índia independente foi o ponto alto do primeiro dia da visita do Chefe do Estado àquele país. Mário Soares aproveitou o discurso proferido no banquete para elogiar Gandhi, Nehru e Indira Gandhi pela luta pelos direitos humanos e assim introduzir a questão de Timor-Leste, mas na resposta Ramaswamy Venkataraman não referia Timor, afirmava só que o seu país "promovia cordiais relações de amizade com os vizinhos", contava o DN.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG