Premium Secretas alertam polícias para efeito "rastilho" do abuso de força

A ação da PSP no bairro da Jamaica foi criticada por alguns setores da hierarquia desta força de segurança, que querem mais moderação nas operações.

Um relatório do Serviço de Informações de Segurança (SIS), na sequência dos incidentes do bairro da Jamaica, vem chamar a atenção para os potenciais riscos de intervenções policiais em bairros críticos, com uso desproporcional da força.

No entender dos analistas do SIS, atuações desta natureza podem servir de "rastilho" (é este o termo utilizado no relatório) a respostas mais violentas - como aquelas que acabaram por suceder, com incêndios e cocktails Molotov arremessados contra esquadras - mas também a contribuir para sentimento de injustiça por parte da população que nada tem que ver com a violência.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

Betinho: "NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus à seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.