Premium Juscelino Kubitschek recebido em festa em Lisboa

Recebido em euforia pelos lisboetas, o popular presidente brasileiro visitou Portugal em 1960, já perto do final do seu mandato. Meses antes tinha inaugurado Brasília, a nova capital do Brasil.

Médico de formação, o político de Minas Gerais Juscelino Kubitschek ficou para a história como um presidente brasileiro de grande popularidade, capaz de fazer cumprir por fim em 1960 o sonho da construção de uma grande capital federal: Brasília. Foi, aliás, meses depois de inaugurar essa capital que sucedeu ao Rio de Janeiro que o político de nome checo (mas que era Oliveira por parte do pai) visitou Portugal, onde uma multidão lisboeta o acolheu em festa, como se pode ver nesta fotografia tirada na Baixa pombalina. Amigo de Portugal, Juscelino Kubitschek de Oliveira morreu em 1976.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.