Aconteceu em 1929 - Portugal-França nos quadros elétricos do Diário de Notícias

A primeira página do Diário de Notícias de 25 de março de 1929 dava conta da transmissão em Lisboa, Porto e Santarém de um jogo de futebol nos quadros elétricos que o jornal pôs à disposição da população naquelas cidades.

O DN apresenta-os como "a última palavra em jornalismo". Na primeira página da edição de 25 de março de 1929, um artigo noticia como "Lisboa, Porto e Santarém assistiram ontem ao jogo Portugal-França, reproduzido nos quadros elétricos do Diário de Notícias".

A partida disputou-se no Estádio de Coimbra mas foi "reproduzida simultaneamente pelos nossos placards nos grandes centros de população e por intermédio dos quadros elétricos, essa verdadeira maravilha da moderna engenharia", pode ler-se no artigo.

Em Lisboa, o placard estava instalado na Rotunda, o atual Marquês de Pombal. Ali o que se passou foi "de difícil descrição", garante o autor. Uma "grandiosa manifestação de fé e de confiança nas cores de Portugal, o entusiasmo, a verdadeira loucura daqueles milhares de amadores de football".

No quadro elétrico lê-se "a bolita continuava o seu caminho saltitando rondando as linhas francesas".

A França ganhou por dois a zero.

Ler mais

Exclusivos