Premium Alberto Pimenta e Edgar Pera – os amigos são para as ocasiões

Celebração efusiva de Edgar Pera a Alberto Pimenta, O Homem Pykante - Diálogos kom Pimenta é um documentário sem convenções já nos cinemas do Porto e de Coimbra. Em Lisboa apenas passa uma vez, no dia 6 de abril, no Monumental.

Deparamo-nos com um sorriso. O sorriso de Alberto Pimenta, poeta e pensador que nos últimos anos tem estado fora do nosso imaginário. Um sorriso que foi filmado durante anos por Edgar Pera e que agora finalmente o público pode sentir de perto no grande ecrã. Não se trata de um documentário homenagem ao homem e ao artista, conforme a sinopse exclama, é outra coisa, talvez mais perto do documento manipulado. E manipula-se porque Pera é um manipulador tremendo. Manipula-se também porque as palavras e as ideias de Pimenta pedem desafio de provocação.

O Homem Pykante - Diálogos kom Pimenta, já mostrado no IndieLisboa, quase há um ano, abre-nos a porta ao mundo de Alberto Pimenta. Mas é Edgar Pera a deixar que o mundo de Pimenta se aproprie do filme. E o resto é connosco, com a nossa capacidade de sermos embalados por aquele imaginário e pela sugestão de performance.

Ler mais