Ida e volta ao espaço, uma Palma tecnocarnal em Cannes e o medicamento que dá turbo

SÁBADO

CPLP: acordo de mobilidade, o banco e a festa de Costa

A cimeira foi em Luanda e viu os chefes de Estado e de governo dos nove Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que junta cerca de 300 milhões de pessoas, assinarem um acordo de mobilidade. "Um marco histórico", para o novo secretário executivo da CPLP, o antigo chefe da diplomacia timorense, Zacarias da Costa, que é preciso implementar. Este é um dos desafios do biénio da presidência angolana da organização, que quer também apostar no novo pilar económico e social, propondo a criação de um banco de investimento. Pelo meio, ainda houve tempo para celebrar os 60 anos do primeiro-ministro António Costa.

DOMINGO

Cannes consagra a fábula tecnocarnal de Julia Ducournau

Se Spike Lee, um sempre exuberante presidente do júri, se preparava para anunciar o vencedor da Palma de Ouro logo no início da cerimónia de encerramento do Festival de Cannes, foi mesmo preciso esperar até ao fim para saber que entre a encenação do amor entre duas freiras na Itália do século XVII, por Paul Verhoeven, em Benedetta, e Titane, a fábula tecnocarnal de Julia Ducournau sobre uma jovem em cujas veias o vermelho do sangue foi substituído pelo negrume do óleo de motores de automóveis, a escolha do júri oficial recaía sobre a segunda. Depois de um ano de interrupção forçada devido à pandemia, a 74.ª edição do Festival de Cannes não hesitou em premiar a ousadia.

SEGUNDA-FEIRA

Greve da Goundforce, caos nos aeroportos e muitas críticas

Caos nos aeroportos, passageiros impedidos de partir ou regressar a Portugal, muitas queixas e críticas. Foi assim a greve de dois dias da Groundforce que afetou, além da TAP, companhias de bandeira como Iberia, British Airways, Air France, Vueling, Lufthansa e Azores Airlines. A ANA - Aeroportos de Portugal decidiu avançar com a revogação de uma licença de ocupação da Groundforce, alegando que a empresa deve 769,6 mil euros em taxas de ocupação. Na quinta-feira, o Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos chegou a um compromisso com o governo e anulou nova greve prevista para 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

TERÇA-FEIRA

O milionário, o irmão, a pioneira e o jovem: ir ao espaço e voltar

Às 14h13 em ponto, hora de Lisboa, menos seis no Texas, o foguetão New Shepard, da empresa Blue Origin, descolava de uma plataforma no deserto. O atraso foi de 13 minutos, mas nada capaz de estragar a festa de quem ia a bordo: a começar pelo milionário Jeff Bezos. O fundador da Amazon e homem mais rico do mundo levou com ele o irmão Mark, a antiga aviadora norte-americana Wally Funk, de 82 anos, e o estudante holandês Oliver Daemen, de 18 anos, filho de um multimilionário, que pagou a viagem. Ida e volta, foram dez minutos e dez segundos em que apreciaram "a beleza e a fragilidade" da Terra. Depois de Richard Branson dias antes, está oficialmente aberta a era dos milionários no espaço.

QUARTA-FEIRA

Estado da Nação. O otimismo de Costa e oposição ao ataque

Foi o último grande debate parlamentar desta sessão legislativa e António Costa não quis perder a oportunidade e o palco deste Estado da Nação para celebrar o fim anunciado da pandemia de covid-19 e o início da chuva de milhões da bazuca europeia. "Este é o momento de abrir uma nova janela de esperança e aproveitar as oportunidades irrepetíveis que os próximos tempos nos trarão", garantiu o primeiro-ministro. Nada capaz de convencer a oposição, com PSD, Bloco, PCP, CDS, PAN, PEV, Chega e Iniciativa Liberal a criticarem em uníssono o governo socialista. A diferença entre esquerda e direita? A primeira não se preocupou em atacar o ministro Eduardo Cabrita, a segunda sim.

QUINTA-FEIRA

Kaftrio: uma nova era para doentes de fibrose quística

A morte de Constança Braddell aos 24 anos, no início do mês, trouxe a fibrose quística de volta às notícias. O Infarmed veio agora aprovar para Portugal o uso do Kaftrio, o medicamento que ficou conhecido pelo apelo de Constança. O fármaco já estava a ser usado em alguns doentes mediante autorização excecional. A partir de agora, pode chegar a todos os que reúnam condições clínicas para a sua toma e com a comparticipação do Estado. Para os profissionais este é o tempo de "uma nova era para a doença". Para os doentes que já o usam, a diferença é inegável: "Sinto-me um super-herói" ou "Parece que tenho um turbo", garantem algumas das mensagens lidas ao DN pela médica Pilar Azevedo.

SEXTA-FEIRA

Imperador do Japão declara abertos os Jogos da pandemia

"Declaro abertos os Jogos", disse o imperador Naruhito do Japão, na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio perante bancadas vazias e apenas com oficiais e jornalistas presentes, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia. Os Jogos de Tóquio 2020 vão ser disputados até 8 de agosto, após o adiamento de um ano devido à covid-19. Portugal protagonizou uma das entradas mais alegres no renovado estádio olímpico da capital japonesa, com Telma Monteiro e Nelson Évora, os porta-estandartes, aos pulos e a dançar. A missão portuguesa conta agora com 91 atletas, depois da desistência do surfista Frederico Morais, infetado com covid-19.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG