Premium Toureiros têm de pagar IVA, defende o PAN

Parlamento recusou a proibição das touradas, mas o deputado André Silva insiste na lide aos espetáculos tauromáquicos. Quer acabar com isenção do IVA para artistas tauromáquicos.

Falhada a proibição das touradas, que o Parlamento chumbou a 6 de julho, o PAN volta a insistir na lide aos espetáculos tauromáquicos, desta vez através de um projeto de lei, que deu agora entrada no Parlamento e que só será discutido depois das férias de verão. O objetivo é acabar com a isenção de pagamento do IVA pelos artistas tauromáquicos - como toureiros, cavaleiros, forcados, bandarilheiros, entre outros.

O deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza, André Silva, já tinha tentado antes, em sede de Orçamento do Estado, inscrever o fim desta isenção. No ano passado, num texto de opinião na Sábado, escrevia que "o pão, a fruta, o arroz, as massas ou os legumes estão sujeitos ao pagamento de IVA, mas os designados 'artistas tauromáquicos' estão isentos". E ironizava: "Tudo em Portugal tem IVA - à taxa mínima, intermédia ou máxima - mas os inefáveis 'artistas tauromáquicos' estão isentos deste pagamento."

Ler mais

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.