Aconteceu em 1940 - Invasão alemã esgota o DN

A 22 de maio de 1940, o choque da invasão da Holanda pelos alemães chegava a Portugal e fazia esgotar o Diário de Notícias, que contava os últimos acontecimentos da II Guerra Mundial.

As gravidade das notícias merecia duas atualizações diárias e uma segunda tiragem do DN, vorazmente agarrada e lida ali mesmo, à porta das instalações do jornal, pelos muitos que esperavam para saber o que acontecia na Europa.

O conflito que arrancara com a invasão da Alemanha à Polónia ganhava força e as notícias de nova invasão germânica, que agora visava a Holanda, a Bélgica e o Luxemburgo, eram uma espécie de mau augúrio do que ainda estava para vir.

Cinco dias depois do primeiro ataque, o bombardeio alemão a Roterdão levava à capitulação holandesa e dias mais tarde seria o exército belga a cair, abrindo caminho às tropas alemãs para cercar a Linha Maginot.

A II Guerra Mundial duraria ainda cinco anos de terror, deixando mais de 80 milhões de mortos, sobretudo civis. Três quartos das baixas aconteceram do lado dos Aliados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG