exclusivo
23 OUT 2019
23 outubro 2019 às 00h10

Jesus transporta sonho da Champions para a Libertadores

O treinador português sempre disse que tinha o sonho de um dia conquistar a Liga dos Campeões. Tem agora a oportunidade de fazer história levando o Flamengo à final da Taça Libertadores para se poder coroar campeão da América do Sul. O Rio de Janeiro está em ebulição e uma vitória sobre o Grémio irá colocar o Mister no patamar de herói.

Carlos Nogueira

O Brasil está a fervilhar de emoção com a aproximação daquele que já é considerado o jogo do ano. O Flamengo recebe, no imponente Estádio Maracanã, o Grémio, naquele que será o duelo das grandes decisões e que vale a presença na final da Taça Libertadores, onde já está o River Plate, que apesar de ter perdido por 1-0 com o Boca, tinha vencido por dois golos no jogo da primeira-mão.

O apito inicial do árbitro está marcado para a 1.30 horas (em Portugal continental) de quinta-feira e nesse momento não haverá uma cadeira vazia no mítico recinto do Rio de Janeiro, aos pés do iluminado Cristo Redentor, o monumento mais icónico da chamada Cidade Maravilhosa.

Jorge Jesus sempre disse que tinha o sonho de vencer a Champions, um desejo que se tornou miragem aos 65 anos. Contudo, esse desejo pode agora ser transferido para a América do Sul, onde a Libertadores é o equivalente à Liga dos Campeões, na Europa. Aliás, a conquista desta prova é o também o sonho dos adeptos flamenguistas, que até queriam que se tornasse a prioridade absoluta da temporada, à frente da conquista do campeonato brasileiro, algo com o qual até o treinador português se mostrou surpreendido.

Os adeptos do Flamengo vivem um momento de euforia, e há até quem diga que muitos deles têm poupado dinheiro na comida para verem os jogos do seu clube, que lidera o Campeonato Brasileiro com dez pontos de avanço sobre o Palmeiras e pode voltar agora a conquistar a Libertadores. O que elevaria à condição de herói o Mister (assim é tratado Jesus no Brasil), que já fez renascer a alma de um clube que tem vivido longe dos anos de glória. E ela está agora tão próxima...

Do outro lado está o Grémio, treinado pelo polémico Renato Gaúcho, que montou uma equipa considerada "copeira" no Brasil, por ser especialista em jogos a eliminar, faceta que lhe permitiu ganhar a Taça Libertadores em 2017, após vencer os dois jogos da final com os argentinos do Lanús.

O Flamengo vai entrar no relvado do Maracanã sabendo que um empate a zero é suficiente para se apurar para a final, que se irá realizar em Santiago do Chile, uma vez que o golo que marcou em Porto Alegre no empate 1-1, dá-lhe vantagem. Quanto ao Grémio está obrigado a vencer ou a empatar por dois ou mais golos.

Alta tensão até já provocou detenções

Será um duelo de alta tensão, mas também de alta segurança numa cidade com grandes problemas de marginalidade como é o Rio de Janeiro. E a prova disso foi o que aconteceu esta terça-feira, quando a polícia civil prendeu 20 pessoas suspeitas de planear invadir o Estádio Maracanã, depois de detetar um sistema de falsificação de bilhetes para esse grupo entrar no recinto, com o objetivo de roubar os adeptos que vão encher as bancadas. Todos os cuidados são poucos e, como tal, estarão 800 agentes da polícia no perímetro de segurança do recinto para garantir que tudo corre dentro da normalidade.

Apesar de ser o clube com mais adeptos do Brasil, o Flamengo conta apenas com uma Taça Libertadores no seu palmarés. Foi em 1981, quando venceu os chilenos do Cobreloa, por 2-0, no jogo de desempate disputado no Estádio Centenário de Montevideu.

Dois golos de Zico, a maior estrela da história do clube, fizeram o Mengão erguer o troféu, numa equipa que contava com Carlos Mozer (antigo jogador do Benfica), Júnior, Leandro, Andrade e Tita, entre outros internacionais brasileiros, e era treinada por Paulo Sérgio Carpegiani. Curiosamente, o treinador do Cobreloa era um tal de Vicente Cantatore, argentino que em 1997 teve uma passagem fugaz pelo Sporting.

Depois desse feito que ainda hoje é recordado pelos flamenguistas, o melhor que o clube conseguiu na Libertadores foram três presenças nos quartos-de-final (1991, 1993 e 2010). Já o Grémio contabiliza três títulos continentais (1991, 1995 e 2017), sendo que Renato Gaúcho ganhou a primeira como jogador e a última como treinador. Em 1995, os gaúchos eram orientados por Luiz Felipe Scolari, que contava como dupla atacante Paulo Nunes (ex-Benfica) e Mário Jardel (ex-FC Porto e Sporting).

Esta será a 52.ª vez que o Grémio joga em casa do Flamengo, sendo o saldo favorável aos cariocas com 24 triunfos contra 12 da equipa de Porto Alegre, mas nas duas partidas da Taça de Libertadores realizadas pelo Maracanã, o clube do Rio de Janeiro venceu uma vez (3-1) em 1984 e perdeu outra, pelo mesmo resultado, em 1983.

Todos os olhos em Gabigol e Cebolinha

Esta época, além do empate 1-1 na primeira mão destas meias-finais, o Flamengo de Jorge Jesus venceu o Grémio por 3-1, no Maracanã, em jogo da 14.ª jornada do Brasileirão, partida disputada uma semana depois da única derrota do treinador português no campeonato, fora com o Bahia (0-3). Esse jogo com os gremistas deu início a uma série de 17 jogos consecutivos sem o Flamengo perder (um recorde no Brasil), dos quais apenas concedeu três empates.

O Grémio é atualmente o sétimo classificado do Brasileirão a 23 pontos da equipa de Jorge Jesus, e vem de duas derrotas consecutivas, em casa com o Bahia e na visita ao Fortaleza, pelo que a aposta é total na conquista da Taça Libertadores.

imagem DN\2019\10\ng-e7d13190-8a93-4b23-92f6-4fecd5199668.jpg

E que craques podem desequilibrar no relvado do Maracanã? Do lado do Flamengo, a dupla atacante formada por Gabriel Barbosa, também conhecido por Gabigol, e Bruno Henrique são o terror de qualquer defesa, juntos contabilizam 57 golos, mas a provável recuperação do uruguaio De Arrascaeta será um importante trunfo para Jorge Jesus, que ainda terá Éverton Ribeiro como um dos mais influentes na manobra ofensiva da equipa.

Quanto ao Grémio, o avançado Everton Cebolinha tem sido o maior desequilibrador de uma equipa que não vaio poder contar um dos seus jogadores mais importantes na construção de jogo ofensivo: o também internacional brasileiro Luan. Assim sendo, a equipa de Renato Gaúcho irá depender em grande medida de uma defesa sólida, onde se destacam Pedro Geromel e o argentino Kannemann, e na velocidade de Cebolinha para surpreender o Flamengo.