Aconteceu em 1949 - Lisboa em êxtase com a visita de Franco (com fotogaleria)

A notícia da visita do generalíssimo Franco a Portugal preenchia toda a primeira página do Diário de Notícias neste dia 23 de outubro de 1949.

"Foi imponente a receção o generalíssimo Franco", titulava o DN de um lado ao outro da capa, para logo adiantar que os lisboetas, "manifestando o seu vibrante entusiasmo", responderam à altura à "cordialidade e grandeza da receção oficial".

As fotografias que ilustravam diferentes momentos não deixavam margem para dúvida: logo a abrir, um Terreiro do Paço pleno e organizado para receber o chefe de Estado espanhol. Seguiam-se imagens do Miguel Cervantes, navio "que fundeara em frente ao Cais das Colunas" no momento em que as duas armadas se encontraram, dos chefes de Estado espanhol, e português no Palácio de Belém, do generalíssimo acompanhando o marechal Carmona, o Presidente do Conselho e o ministro dos Negócios Estrangeiros, do Largo D. João da Câmara com uma verdadeira multidão aglomerada nos passeios para espreitar a passagem do caro oficial a caminho de Queluz.

"No Palácio da Ajuda, os dois chefes de Estado reafirmaram a fraternal amizade peninsular", adiantava esta edição, descrevendo o "desfile garboso" do exército português perante "o caudilho da Espanha", depois de Franco ser nomeado general do exército português e Carmona tenente-general do espanhol.

"A Espanha, velha mas plena de juventude, abraça a cidade de Lisboa e afirma a Portugal a sua grande amizade", diria Franco na câmara de Lisboa.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG