Viver
23 março 2023 às 00h05

O chef que queria ser arquiteto deu vida a mais um sonho

Um cantinho para passar férias tornou-se mais um negócio para José Avillez. Com restaurantes em Lisboa, Porto e Dubai, abriu agora um projeto turístico exclusivo, encostado ao lago da Barragem do Alqueva, cuja casa só pode ser alugada por inteiro com direito a menu assinado pelo chef, a uma série de comodidades e uma vista privilegiada.

Quando começaram a ver terrenos no Alentejo, José Avillez e a mulher tinham um plano: erguer uma casa de férias, um cantinho onde a família pudesse relaxar. Mas quis o destino que se cruzassem com aquela propriedade, em Campinho, mesmo ao lado de Monsaraz e praticamente encostada ao lago da Barragem do Alqueva, para o sonho mudar. Agora, têm mais um negócio em mãos, numa área que lhes é nova: a Casa Nossa - The Lake Farmhouse, "um lugar muito especial", disponível para aluguer por inteiro com refeições com assinatura do chef.

"Não é um hotel", realça José Avillez, que não quer mal-entendidos quanto ao modelo de negócio com que agora se estreou. Na Casa Nossa pretende-se oferecer "uma experiência exclusiva", em que casa e herdade são alugadas por inteiro, na modalidade de pensão completa, salvo algumas exceções, eventos pop-up como um que está a ser planeado para breve, em que será possível o aluguer à suíte.

Trabalho não falta a José Avillez, que apesar dos vários restaurantes em Lisboa, Porto e Dubai, ainda se aventura numa nova área. "Não falta não", concorda. "Mas, não sei bem porquê, quando me apaixono por um projeto gosto de, pelo menos, tentar", diz.

Foi o que aconteceu neste caso. Depois de ver esta propriedade, em 2018, o chef já não conseguiu gostar de mais nenhuma. Mas havia um problema: esta era demasiado cara para o objetivo de construir para férias pessoais, era preciso rentabilizar. E, "como as ideias são como as sementes", surgiu esta de erguer uma casa que pudessem alugar e de que pudessem usufruir.

José Avillez acompanhou o projeto a par e passo, ao mesmo tempo que geria os restaurantes. Aliás, o chef, que quando mais novo chegou a pensar ser arquiteto, fez com a casa aquilo que faz nos seus restaurantes e foi parceiro da arquiteta Susana Ferreira, com quem costuma trabalhar, dando sugestões, ideias e até modelos. A partir do final de 2020, enquanto se avançava na construção, plantaram-se no terreno de 65 hectares mais azinheiras, reforçou-se o prado com horta e outras plantas e árvores, que agora, se juntam à vista deslumbrante para o lago.

"Tem um relevo e recortes muito bonitos. Nunca é igual. Muda de estação para estação", repara José Avillez, falando dos contrastes de cor da paisagem ao longo do ano. "Foram dois anos e meio complicados, mas agora é uma sensação incrível, de um sonho tornado realidade", diz.

A Casa Nossa está pronta, de portas abertas a convívios familiares ou de amigos, para festas e até eventos empresariais. Tem capacidade para alojar cerca de 20 pessoas - dispõe de 10 suítes -, mas pode receber até 100 pessoas.

Com design de interiores discretamente sofisticado, de que se destacam peças de artesanato português, pensado e executado pelo Studio Astolfi e com curadoria de Filipa Almeida, disponibiliza vários espaços comuns: uma sala de estar, uma biblioteca e um bar, uma garrafeira com sala para prova de vinhos, uma sala de cinema e de espetáculos e, claro, uma sala de jantar onde se pode apreciar a cozinha assinada pelo chef José Avillez, cujos restaurantes têm quatro estrelas Michelin (uma para o Tasca, no Dubai, outra para o Encanto e duas para o Belcanto).

"É uma cozinha farm to table, uma cozinha de casa com alguma sofisticação, mas não é alta cozinha", diz José Avillez, que fará, ele próprio, a ementa em função dos gostos e eventuais intolerâncias alimentares dos hóspedes.

No exterior, do alpendre, tem-se a tal vista de 180 graus para o lago, havendo ainda duas piscinas exteriores, uma infinity e outra com hidromassagem, aquecida a cerca de 30 graus, além de sauna, banho turco, cabina de massagem, estúdio de ioga, ginásio, campos de ténis e de padel.

Com acesso direto ao lago, é possível usufruir da pequena praia fluvial e realizar vários desportos náuticos ou um passeio no barco privado, a partir do ancoradouro privado.

A propriedade pode ser alugada considerando uma ocupação mínima de 6 quartos, tendo o valor de aluguer início nos €4.500 por noite (preço indicativo), para 6 suítes.

Os negócios fazem José Avillez estar mais tempo em Lisboa, e dentro de dias terá de ir ao Dubai ver como anda o seu Tasca, além de que se avizinham mais projetos internacionais. Por isso, o chef ainda não teve oportunidade de usufruir da Casa Nossa. "Não, confesso que ainda não", lamenta. Mas planeia em breve ser ele e a família a desfrutarem, finalmente, do conforto e beleza do local.

sofia.fonseca@dn.pt