Há lítio debaixo de um tesouro natural português. E isso é um problema
Premium

Reportagem

Há lítio debaixo de um tesouro natural português. E isso é um problema

Montalegre é Reserva da Biosfera da UNESCO, Património Agrícola Mundial, parte importante do único Parque nacional que existe em Portugal. Só que debaixo da terra está uma das maiores reservas de lítio da Europa. A discussão sobre as alterações climáticas e o abandono do interior cabe toda neste punhado de terra.

Isto é Fiães do Rio, uma aldeia com 70 habitantes e casas de granito - todas com uma vista de tirar o fôlego sobre a barragem da Paradela e a serra do Gerês. Vítor Barroso Afonso chegou em 2014, a poucos dias de completar 40 anos. "Os meus pais são desta aldeia, mas, como todos os da sua geração, emigraram. Então eu já nasci em França, mas decidi fazer o caminho de volta e investir nesta terra." Na vida anterior era engenheiro do ambiente, isso ajudou-o a perceber o potencial económico dos lameiros.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.