Premium Sánchez em maré positiva é favorito na "segunda volta" de domingo

Nova líder do Congresso, a socialista catalã Meritxell Batet, foi eleita com 175 votos (a maioria são 176), um bom teste para a investidura de Sánchez. Além das eleições europeias, espanhóis votam neste domingo nas autonómicas e municipais.

A socialista catalã Meritxell Batet foi eleita presidente do Congresso dos Deputados à segunda volta, depois de ter ficado a apenas um voto da maioria absoluta necessária na primeira votação. Um bom teste para uma nova investidura de Pedro Sánchez, cujos contornos só se deverão ficar a conhecer depois da "segunda volta" eleitoral deste domingo. Espanhóis são chamados a votar nas eleições europeias, autonómicas e municipais, sendo os socialistas e a esquerda em geral os favoritos à vitória segundo as sondagens.

Nas eleições de 28 de abril, o PSOE foi o grande vencedor ao eleger 123 deputados (mais 38 deputados do que os que tinha). Sánchez beneficiou da divisão à direita entre Partido Popular, Ciudadanos e o estreante Vox (extrema-direita). Mas, apesar da vitória, ficou muito aquém dos 176 deputados que lhe garantiriam uma maioria absoluta nesta câmara. Precisa, por isso, de negociar para ser investido.

Ler mais

Exclusivos