Premium

aura miguel

Aura Miguel: A mulher que já fez 100 viagens com o Papa

É a única jornalista portuguesa vaticanista, recebeu a sua credencial no dia 1 de dezembro de 1989, precisamente o dia da visita histórica de Gorbachev a João Paulo II. A dias de completar a centésima viagem a acompanhar Papas, contou ao DN a viagem que tem sido a sua vida. (Entrevista originalmente publicada a 21 de abril)

Quando no dia 5 de maio entrar no voo papal que a levará até à Bulgária, Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença, inicia nova etapa na sua vida: a das cem viagens a bordo daquele avião. Começou há mais de 30 anos, já conheceu três Papas, João Paulo II, Bento XVI e agora Francisco. E assume que a sua agenda é a de quem comanda a barca da Igreja, que a sua vida é programada em função desta missão, que é também uma inspiração. Assume mesmo, e ao fim deste tempo, que é o que quer continuar a fazer, até que a Rádio Renascença o queira e Deus também.

Por isso, a seguir à centésima viagem partirá para a centésima primeira. Irá à Roménia, depois a África e ao Japão. Não é teóloga, e beata também não. Nasceu e cresceu no seio de uma família que aceitava o cristianismo, mas que não era muito ativa na fé. Filha única, cedo aprendeu a gostar de ler, de viajar e de apostar nas aventuras. Nunca se casou nem teve filhos, mas porque nunca aconteceu. Na adolescência, quando pensava no futuro, não era isto que se via a fazer.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Betinho

"NBA? Havia campos que tinham baldes para os jogadores vomitarem"

Nasceu em Cabo Verde (a 2 de maio de 1985), país que deixou aos 16 anos para jogar basquetebol no Barreirense. O talento levou-o até bem perto da NBA, mas foi em Espanha, Andorra e Itália que fez carreira antes de regressar ao Benfica para "festejar no fim". Internacional português desde os Sub-20, disse adeus há seleção há apenas uns meses, para se concentrar na carreira. Tem 34 anos e quer jogar mais três ou quatro ao mais alto nível.