Premium Aconteceu em 1991 - O golpe falhado que marcou o fim da União Soviética

Verão quente em Moscovo, onde um grupo de comunistas da linha dura tentou destituir Gorbachev e impedir as reformas em curso.

"Seja qual for a explicação do golpe de Estado ontem de madrugada verificado em Moscovo, o certo é que a ditadura regressou à URSS. A carta enviada pelo novo homem forte, Guennadi Ianaev, a vários dirigentes ocidentais atribui, no entanto, a destituição de Mikhail Gorbachev às consequências da 'ingovernabilidade' e da 'multiplicação dos centros de poder na União Soviética', segundo revelou a Presidência do Conselho italiana", escreveu o DN no texto que acompanhava a manchete da edição do dia 20 de agosto de 1991 (Ditadura regressa à URSS).

O jornal deu amplo (e justificado, como se provou) espaço ao tema: nada menos do que dez páginas, incluindo reportagem em Moscovo. Fez duas chamadas com os principais atores políticos nacionais de então, o Presidente da República Mário Soares, que "compara situação à que se seguiu à queda de Kruschev", e do primeiro-ministro Cavaco Silva, que "chama a atenção para as consequências em organizações como a NATO e a CEE".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.