Premium Cimeira de Salzburgo. Brexit, migrações (... e sanções à Hungria) serão temas dominantes

Encontro de líderes europeus realiza-se esta quinta-feira. Temas à margem da cimeira serão assuntos mais sérios que marcam a atualidade.

Os lideres europeus regressam amanhã, quinta-feira, ao debate sobre a retirada do Reino Unido da União Europeia. O tema será abordado num almoço de trabalho, sem a presença da primeira-ministra britânica. Nesta noite, à mesa do jantar, debate-se o dossiê das migrações. Fora da agenda dos trabalhos, a recomendação do Parlamento Europeu para sancionar a Hungria será o elefante no meio da sala, no encontro em que Viktor Orbán marcará presença.

Fontes ouvidas pelo DN admitiram que "será difícil" escapar ao tema, mesmo que as conversas aconteçam "nas margens" dos dois encontros de alto nível, que decorrerão com a presença do primeiro-ministro húngaro. Antes do encontro de líderes europeus, Orbán participará na cimeira do PPE, que junta chefes de Estado ou de governo -- por exemplo, a chanceler alemã, Angela Merkel, ou o anfitrião austríaco, Sebastian Kurz -- e os lideres da oposição pertencentes àquela família política europeia.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG