19 MAI 2020
19 maio 2020 às 00h18

O dia em que o Boavista festejou o título de campeão nacional

Em maio de 2001, o clube do Porto assegurou, pela primeira vez na sua história, o título de campeão nacional da 1.ª divisão de futebol, feito assinalado na primeira página do DN de 19 de maio.

DN

Foi numa sexta-feira de maio de 2001 que o Boavista fez história no futebol português ao sagrar-se, pela primeira vez, campeão nacional da 1.a divisão. A edição do Diário de Notícias do dia seguinte, 19 de maio, dava o devido destaque ao feito com a imagem principal da primeira página a mostrar a festa dos axadrezados.

No jogo que consumou o título, na penúltima jornada, a 18 de maio de 2001, o Boavista treinado por Jaime Pacheco recebeu e venceu o Desportivo das Aves por 3-0, assegurando matematicamente a primeira posição com 77 pontos. O encontro da derradeira jornada, nas Antas, em que perdeu com o FC Porto por 4-9, já nada definia em termos classificativos.

Foi uma época histórica para o clube do Bessa, nessa altura presidido por João Loureiro. Do plantel faziam parte jogadores como Ricardo, Litos, Pedro Emanuel, Petit, Rui Bento, Sánchez, Jorge Couto ou Martelinho, O título, que até então só tinha sido conquistado por FC Porto, Benfica, Sporting e Belenenses, permitiu ao Boavista representar Portugal na Liga dos Campeões.