19 JUN 2021
18 junho 2021 às 22h46

Carlos Moedas: "Prometo aos lisboetas sangue, suor e lágrimas"

O candidato da coligação Novos Tempos (que junta PSD, CDS-PP, PPM, MPT e Aliança) à presidência da Câmara Municipal de Lisboa foi convidado a fazer a viagem inaugural da nova rubrica do DN, Conversa de Elevador. Aproveitamos para lhe fazer algumas perguntas rápidas sobre a capital e descobrimos que Moedas tem vertigens e mora nas Amoreiras.

Elsa Araújo Rodrigues

Vive em Lisboa?
Vivo em Lisboa há 32 anos.

Em que bairro?
Exatamente nas Amoreiras.

Se for eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, qual é a primeira coisa que muda na cidade?
É criar uma visão para a cidade. Uma cidade que seja aquilo que chamo a cidade dos 15 minutos. Uma cidade em que no nosso bairro, temos os serviços, as escolas, os comércios - para podermos andar a pé. E, ao mesmo tempo, termos uma cidade vibrante, uma cidade grande, uma cidade do futuro, da tecnologia, da cultura, que vibra - mas, em simultâneo, temos a calma do bairro. E a isto eu chamo a cidade dos 15 minutos.

O concelho de Lisboa ganha ou perde por ser simultaneamente a capital e a sede do governo?
Ganha mas é uma grande responsabilidade para o presidente da câmara. Porque nas grandes capitais da Europa o presidente da câmara é sempre aquele que desafia o poder instituído. E o que se passa hoje em Lisboa é que o presidente da câmara é o poder instituído. Portanto, a alternativa que eu quero dar aos lisboetas é terem um presidente da câmara que desafia o poder instituído, que leva à cidade o desígnio da cidade mas também influencia o país.

O que é que não pode prometer aos lisboetas?
Posso prometer sangue, suor e lágrimas. Posso prometer a minha visão, a minha capacidade de trabalho, que tive sempre em todos os projetos políticos. O que não lhes posso prometer é, se ganhar o meu oponente, não lhes posso prometer que [algo] vá mudar. Mas comigo vai mudar, de certeza.

Se for eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, isso será um meio ou um fim na sua carreira política?
Será o fim daquilo que eu quero fazer: mudar a cidade. O projeto é mudar Lisboa - as cidades hoje são mais importantes do que os países - e é esse o meu fim. Conseguir criar uma Lisboa diferente, com mais ambição, mais vibrante. Com mais energia e mais oportunidades para todos.

elsa.rodrigues@vdigital.pt