Premium Aconteceu em 1969. A corrida entre a Apollo 11 e a sonda Luna 15 dos soviéticos - A corrida entre a Apollo 11 e a sonda Luna 15 dos soviéticos

Neste dia, há 50 anos, a primeira página do Diário de Notícias era quase inteiramente dedicada à saga lunar. "Duelo espacial. Uma luta de gigantes", titulava o DN. Em causa estava "a posse das primeiras pedras lunares".

Acompanhando dia após dia a emocionante viagem dos astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins a caminho da Lua, a capa da edição do DN de há 50 anos destacava a toda a largura a ideia da corrida espacial entre os Estados Unidos e a, então, União Soviética. "Os homens da Apollo 11 e os robots da Luna 15 espreitam a presa", escrevia o DN a propósito do do "grande duelo espacial".

Aquele era um contexto bem real e, nesse preciso momento, traduzia-se numa renhida competição entre as missões da Apollo 11 e da sonda Luna 15. Ambas tinham por objetivo a Lua. Ambas procuravam chegar em segurança, recolher amostras do solo e trazê-las para a Terra.

Ler mais

Exclusivos