Premium

EUA

Nani, só o último português à conquista do soccer

Na atual MLS, Abel Xavier foi pioneiro, mas no século passado já muitos portugueses tinham partido rumo ao eldorado americano - nesta coisa que por lá se chama soccer. Seninho jogou com Pelé e Eusébio foi campeão em Toronto.

Nani é o mais recente laço a ligar o futebol português e o soccer norte-americano. A chegada deste jogador português ao Orlando City reforça uma ligação que remonta aos inícios do século XX, com a vaga de emigração portuguesa para os Estados Unidos que fez que muitos apelidos lusos integrassem as primeiras seleções norte-americanas, teve Eusébio como campeão na era dourada do soccer(nuns anos 1970 marcados pelos famosos Cosmos de Pelé, Beckenbauer e... Seninho) e, já neste século, viu Abel Xavier chegar até Hollywood como pioneiro português da atual MLS.

O antigo capitão do Sporting reforça uma das mais recentes equipas da Major League Soccer norte-americana. Admitido na liga em 2015, o Orlando City ainda não conseguiu sequer um acesso aos playoffs e na época passada terminou mesmo no último lugar da conferência Este.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Foi Centeno quem fez descer os juros?

Há dias a agência de notação Standard & Poor's (S&P) subiu o rating de Portugal, levando os juros sobre a dívida pública para os níveis mais baixos de sempre. No mesmo dia, o ministro das Finanças realçava o impacto que as melhorias do rating da República têm vindo a ter nas contas públicas nacionais. A reacção rápida de Centeno teve o propósito óbvio de associar a subida do rating e a descida dos juros às opções de finanças públicas do seu governo. Será justo fazê-lo?