Premium Carlos Alexandre faz mea culpa a Ivo Rosa e quer "Ticão" fora do edifício da Judiciária

Numa carta enviada à presidente da Comarca de Lisboa, o "superjuiz" lamenta as "vicissitudes diversas" nas instalações do Tribunal Central. Sugere que se mudem para Monsanto mas o Conselho Superior de Magistratura não "vislumbra" necessidade.

Carlos Alexandre está arrependido. Arrependido de contra ventos e tempestades ter defendido a mudança do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) do Campus de Justiça para as instalações da antiga sede da Polícia Judiciária (PJ), na Gomes Freire, em Lisboa, onde está atualmente localizado.

Esta posição valeu-lhe na altura (2016) um tenso conflito com Ivo Rosa, recém-chegado ao Ticão - que se opunha à mudança. Mas Carlos Alexandre acabou por levar a melhor e na Páscoa desse ano o TCIC mudava-se de armas e bagagens para a Judiciária.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.