Premium Cristiano é uma janela de oportunidade para o futebol italiano

Diretor da revista italiana Undici escreve, para o DN, sobre a importância da chegada do melhor do mundo à Juventus.

Cristiano na Juventus significa essencialmente duas coisas: um excelente negócio para a vecchia signora e uma janela de oportunidade para o futebol italiano.

Sem dúvida que para os bianconeri Cristiano é a peça que faltava para ascender ao último degrau do reconhecimento como uma das poucas marcas globais do futebol contemporâneo. Acrescente-se o valor daquele que é talvez o melhor e seguramente o mais famoso futebolista do mundo a um clube recheado de história, um plantel de topo, um presidente e uma administração apostados na inovação e com o foco em continuar a construir um clube de topo com raízes históricas sólidas... junte-se tudo isto e temos a Juventus versão 2018-19. É mais um passo de um projeto sólido. Um passo excitante.

Para o restante universo do futebol italiano, a chegada de Cristiano Ronaldo é uma grande oportunidade, mas com uma condição: a consciência de que não há atalhos para devolver o calcio ao lugar em que ele estava nos anos 80 e 90 do século passado. A Juventus é o modelo: programar, renovar, manter um olhar atento ao que acontece no futebol a nível global e, fora de campo, construir fortes estratégias financeiras, construir novos estádios e novas infraestruturas. AS Roma, Inter e o novo AC Milan estão a começar a ir também pela direção certa.

Cristiano Ronaldo pode ser a porta de entrada do futebol italiano numa nova dimensão. Mas não há atalhos para o sucesso, ele não vai consegui-lo sozinho.

Diretor editorial Undici, revista italiana dedicada à cultura do futebol

Ler mais

Exclusivos