Aconteceu em 1974 - A caminho da democracia

A tomada de posse do I Governo Provisório fazia toda a primeira página do Diário de Notícias deste dia em 1974.

"A gigantesca tarefa de edificar um Portugal renovado democrático, livre e progressivo." A citação, do Presidente da República António de Spínola, era título no Diário de Notícias para o a tomada de posse do governo provisório liderado por Adelino da Palma Carlos.

O discurso de Spínola era aliás transcrito na íntegra nesta edição. E o DN destacava os "problemas de extrema urgência" que o novo executivo teria em mãos: "A guerra do Ultramar, o equilíbrio económico, a situação das massas trabalhadores, a paz social."

Espaço ainda nesta primeira página para noticiar a viagem a Dacar de Mário Soares, então ministro dos Negócios Estrangeiros, onde teria "contacto provável com elementos do PAIGC".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.