Aconteceu em 1974 - A caminho da democracia

A tomada de posse do I Governo Provisório fazia toda a primeira página do Diário de Notícias deste dia em 1974.

"A gigantesca tarefa de edificar um Portugal renovado democrático, livre e progressivo." A citação, do Presidente da República António de Spínola, era título no Diário de Notícias para o a tomada de posse do governo provisório liderado por Adelino da Palma Carlos.

O discurso de Spínola era aliás transcrito na íntegra nesta edição. E o DN destacava os "problemas de extrema urgência" que o novo executivo teria em mãos: "A guerra do Ultramar, o equilíbrio económico, a situação das massas trabalhadores, a paz social."

Espaço ainda nesta primeira página para noticiar a viagem a Dacar de Mário Soares, então ministro dos Negócios Estrangeiros, onde teria "contacto provável com elementos do PAIGC".

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.