Premium Idosos portugueses são dos menos saudáveis da Europa. Porquê?

Estudo europeu revela que os idosos portugueses tem baixos níveis de saúde. O estilo de vida, a alimentação e a inatividade física podem ser alguns dos fatores que explicam estes valores.

O maior estudo europeu sobre envelhecimento concluiu que apenas 9 por cento dos idosos portugueses são considerados saudáveis. Números que se distanciam bastante do que acontece em outros países da Europa: na Áustria, 58 por cento das pessoas com mais de 70 anos são consideradas saudáveis na Áustria, enquanto na Suíça são 51 por cento. Alemanha e França apresentam taxas de 38 e 37 por cento, respetivamente, em relação à saúde dos mais velhos.

Considerando idosos saudáveis aqueles «seniores que não apresentam doenças crónicas e têm uma boa saúde física e mental», 42 por cento dos 2.157 participantes estão nesta situação, de acordo com o estudo DO-HEALTH. A realidade portuguesa mostrou-se preocupante, tal como referiu o líder do grupo de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), José António Pereira da Silva.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG