Premium Aconteceu em 1969 - Irlanda do Norte a ferro e fogo

Viveram-se dias de chumbo naquele país do Reino Unido.

Era agosto e o Diário de Notícias dividia-se entre uma entrevista ao chefe maconde em Porto Amélia, hoje Pemba, devido à "guerra de contra subversão" em Moçambique, a violência na Irlanda do Norte, e temas mais da estação, como a Volta a Portugal em bicicleta e os três jovens portugueses designados pelo jornal para representarem Portugal no Concurso Internacional de Construções na Areia, em La Baule, França. E por falar em França, o então ministro das Finanças gaulês, Valéry Giscard d'Estaing, destacava o DN, esteve de férias em Portugal.

Mas o tema mais quente era a Irlanda do Norte. "Os católicos apavorados pedem armas para se defenderem", lê-se na capa do dia 17 de agosto de 1969.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.