"Bora lá" ao espaço, adeus à guerra mais longa dos EUA e ao príncipe filipe. 

A semana que começou com o funeral de Jorge Coelho termina com os preparativos para o adeus ao príncipe Filipe. Pelo meio ficámos a saber que José Sócrates acusa a atual liderança do PS de traição no livro Só Agora Começou, Rúben Amorim foi castigado, Biden vai tirar as tropas do Afeganistão e que Portugal avança com o desconfinamento - em três fases.

Sábado

Amigo, lágrimas, palmas e cravos no adeus a Jorge Coelho

Do primeiro-ministro António Costa ao empresário e ex-presidente do Sporting Sousa Cintra, foram muitas as figuras presentes na Basílica da Estrela para se despedirem de Jorge Coelho. O corpo do ex-ministro socialista, cuja morte aos 66 anos, de ataque cardíaco fulminante três dias antes, apanhara todos de surpresa, seguiu depois para Mangualde, sua terra natal. Ali, centenas de pessoas esperavam o cortejo funerário para um último adeus à "maior referência" da terra, como lhe chamou o presidente da câmara, Elísio Oliveira. Houve lágrimas, palmas e cravos vermelhos no último adeus ao homem que ficou na memória dos portugueses por se demitir após a tragédia de Entre-os-Rios.

Domingo

O livro com que Sócrates diz que Só Agora Começou

Em Só Agora Começou, livro lançado dias depois e a que o DN teve acesso por antecipação, José Sócrates recorre a uma frase do político brasileiro Ulyssses Guimarães para acusar a atual direção do PS de traição. "A política ama a traição, mas despreza o traidor", resume o antigo primeiro-ministro numa pré-publicação que se segue à decisão do juiz Ivo Rosa de apenas indiciar Sócrates por seis crimes de branqueamento de capitais e falsificação de documentos, deixando cair as acusações de corrupção. No livro, diz-se ainda alvo de uma "vingança" da direita, vê "o espetáculo como motor da justiça e do jornalismo", e compara Carlos Alexandre a Sergio Moro.

Segunda

Há 60 anos que Gagarine exclamou "bora lá" ao espaço

Quando entrou na Vostok 1, Yuri Gagarine deixava na Terra a mulher Valentina e as filhas, Yelena e Galina, a mais pequena com um mês. Também os pais Alexey e Anna, trabalhadores num kolkhoze. E milhões de cidadãos da União Soviética, fascinados com o feito. "Poékhali", lançou o cosmonauta, que é como quem diz "bora lá". 60 anos depois, Rússia e EUA celebraram juntos a ida do primeiro homem ao espaço. O voo de Gagarine durou menos de duas horas, mas chegou para fazer do piloto de caças de 27 anos um herói. "O sorriso de Gagarine é um cartão-de-visita da Rússia", disse agora ao DN Sergei Zalyotin, que foi duas vezes ao espaço.

Terça

Rúben Amorim suspenso por 15 dias e o recurso do Sporting

"Qualquer dia ainda sou despedido do Sporting e não me querem noutro lado porque estou sempre castigado", diria Rúben Amorim mais tarde, comentando a suspensão por 15 dias. O treinador do Sporting foi expulso na sequência do jogo de domingo contra o Famalicão (1-1) por "palavras injuriosas dirigidas à equipa de arbitragem". Ele admite os palavrões, mas nega a frase "conseguiste o que querias". O técnico leonino já foi expulso por quatro vezes nesta temporada. O clube ameaça agora recorrer de um castigo que deixa Rúben Amorim de fora dos jogos com Farense, Belenenses e Braga, numa altura em que o Sporting perdeu pontos com dois empates e vê o FC Porto aproximar-se.

Quarta

Biden anuncia fim "guerra mais longa dos EUA"

A retirada das últimas tropas norte-americanas do Afeganistão foi conhecida na véspera, mas o anúncio oficial só foi feito na quarta-feira É chegado "o tempo para acabar a guerra mais longa dos EUA", garantiu o presidente Joe Biden, confirmando uma decisão de Donald Trump, mas adiando a saída dos militares de maio para 11 de setembro. Data simbólica num conflito que começou 2001, na sequência dos atentados de 11 de setembro desse ano, que fizeram quase 3 mil mortos nos EUA. O objetivo era derrubar o regime talibã, que recusava entregar o líder da Al-Qaeda. Passada uma década, Bin Laden foi morto, mas o balanço é de 2218 baixas americanas. E os talibãs estão à espreita para voltar.

Quinta

Desconfinar segue a três velocidades, exceto as escolas

Os alertas para uma pausa no plano de desconfinamento multiplicaram-se durante a semana devido ao evoluir da situação epidemiológica em Portugal, mas António Costa anunciou mesmo ao país que terceira fase é para avançar no dia 19. Mas a velocidades diferentes. A grande maioria do país vai poder voltar aos centros comerciais ou a ver um filme numa sala de cinema, mas 11 concelhos ficam para trás. Quatro - Moura, Rio Maior, Odemira e Portimão - recuam mesmo uma fase, enquanto sete - Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande, Penela, Alandroal, Beja e Albufeira - ficam na segunda. A exceção são as escolas: "Aí as medidas são sempre de âmbito nacional", disse o primeiro-ministro.

Sexta

30 convidados e um Land Rover no funeral do príncipe Filipe

Na véspera do funeral do príncipe Filipe, as flores amontoavam-se em Buckingham e Windsor, onde o corpo do marido da rainha Isabel II, que morreu no dia 9, aos 99 anos, repousava numa capela privada. Enquanto isso, ultimavam-se os preparativos. A cerimónia será discreta, como o príncipe desejava, com apenas 30 participantes, também devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. A urna será colocada na parte de trás de um Land Rover que o próprio príncipe alterou para este efeito e que o irá transportar até St. George"s Chapel. A cerimónia será transmitida na televisão, dando hipótese aos britânicos e ao mundo de dizer adeus ao "rochedo" de Isabel II.

helena.r.tecedeiro@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG