Premium Medo do Brexit? Portugueses campeões na busca por universidades britânicas

Nos últimos dois anos, Portugal foi o país europeu que, em termos percentuais, mais cresceu nas admissões em universidades do Reino Unido. Governo britânico garante o financiamento de propinas a alunos estrangeiros.

"Já no ano passado, quando estava no 11.º ano, tinha ouvido falar do programa que financia as propinas nas universidades do Reino Unido. Na altura tinham dito que este podia ser o último ano em que isso estava garantido e não quis perder a oportunidade." Guilherme Militão tem 20 anos e apesar de ainda nem ter concluído o 12.º ano, na Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto em Lisboa, já sabe que tem entrada garantida na universidade de Middlesex, em Londres, para tirar uma licenciatura em Fotografia. "Até lá só tenho mesmo de me concentrar em acabar o secundário."

Nos anos em que as incertezas em torno do Brexit afastaram muitos alunos do resto da Europa de universidades britânicas, os estudantes portugueses procuraram cada vez mais estudar no Reino Unido. Nos últimos dois anos, Portugal foi mesmo o campeão, em termos percentuais, na subida de admissões de alunos estrangeiros. Este ano promete ir pelo mesmo caminho e quem acompanha os processos garante que os estudantes vão continuar a ter acesso ao programa do governo britânico que financia as propinas para fazer uma licenciatura ou um mestrado no Reino Unido.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Benfica

Benfica. Os jogadores com mercado, a garantia de Vieira e a folga financeira

A época terminou, o Benfica conquistou o 37.º título da sua história e em breve vão começar as movimentações do mercado. João Félix é o jogador mais cobiçado, mas há também Rúben Dias, Grimaldo e outros. Se prevalecer a palavra de Vieira, nenhum dos miúdos formados em casa sairá por menos da cláusula de rescisão. Será mesmo assim?