Premium

Dia da Família

Quando o sonho que comanda a vida é o de arranjar uma família para quem precisa

Fez campos de férias com crianças e jovens acolhidos em instituições. E cedo percebeu que, afinal, já tinha um sonho. O projeto Amigos p'ra Vida apareceu quase 20 anos depois. No Dia Mundial da Família, aqui fica a história da advogada Sofia Marques.

Maria, Marta, João, Mariana, Duarte e Francisca. Quem os vê nas docas naquele final de tarde de domingo não imagina que uns são filhos de Sofia Marques e de João Viana e que as duas mais velhas são afilhadas. Todos juntos são uma família. Foi isto que Sofia e João idealizaram, quando ainda jovens começaram a ser animadores na Candeia e a fazer campos de férias com crianças e jovens, que, se não fosse assim, não saberiam o que era um dia de praia, de campo, ou tão-só uma ida ao cinema ou ao teatro.

Sofia e João conheceram-se no colégio onde andavam, começaram a namorar aos 17 anos, quando ainda frequentavam o 12.º ano. Ambos seguiram Direito e se tornaram advogados. Ele em direito penal, ela na área da família e menores. Casaram-se em 2005. Sofia foi defensora oficiosa de regulações parentais de crianças em acolhimento, integrou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Centro, e ficou sempre muito ligada à Candeia, associação que existe desde 1991 e através da qual começou a fazer campos de férias.

Ler mais

Exclusivos