Premium Das polémicas às promessas: assim é a nova líder da Comunidade de Madrid

Militante do Partido Popular desde os 25 anos era quase uma desconhecida quando Pablo Casado a escolheu como candidata a presidente da Comunidade de Madrid. Vai liderar um governo à Andaluza, com Ciudadanos e o apoio da extrema-direita.

Isabel Díaz Ayuso, de 40 anos, foi eleita nesta quarta-feira presidente da Comunidade de Madrid. Vai liderar um governo de coligação com o Ciudadanos, tendo contado com o apoio da extrema-direita do Vox na investidura. Uma situação semelhante à que aconteceu na Andaluzia. A tomada de posse será na próxima segunda-feira.

A divisão nacional que tem impedido que haja um novo governo em Espanha confirmou-se também a nível regional em Madrid na noite eleitoral de 26 de maio e, pela primeira vez desde 1991, o PP não foi o partido mais votado na comunidade madrilena. Só conseguiu 30 lugares na Assembleia, contra os 37 dos socialistas liderados por Ángel Gabilondo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.