exclusivo
Desporto
14 abril 2022 às 22h10

Champions inflaciona Darwin e Benfica acredita num jackpot de 80 milhões de euros

As boas exibições e os seis golos na Liga dos Campeões a equipas de topo fizeram crescer a cobiça pelo avançado uruguaio. Os maiores clubes europeus estão de olho no jovem de 22 anos e a SAD benfiquista dificilmente conseguirá segurá-lo. O Almeria, de Espanha, tem direito a 20% do valor de uma mais-valia numa transferência.

Darwin Núñez promete vir a transformar-se num verdadeiro jackpot para o Benfica no final da época. Depois da brilhante campanha na Champions, com seis golos apontados a equipas de topo europeu, a SAD encarnada viu o valor do passe do internacional uruguaio inflacionar e acredita que o jogador pode ser transferido por valores a rondar os 80 milhões de euros.

O nome do uruguaio de 22 anos está neste momento no bloco de notas de várias equipas de topo, do PSG ao Arsenal, passando por AC Milan, Tottenham, Bayern Munique, Liverpool e Manchester United, antevendo-se um leilão mais para o final da temporada.

Twittertwitter1514344573954371594

Esta cobiça deve-se às exibições, mas sobretudo aos golos de Darwin na Liga dos Campeões. O avançado faturou por seis vezes na prova milionária e contra adversários de respeito - dois golos ao Barcelona, dois ao Liverpool (mais dois anulados), um ao Bayern Munique e outro ao Ajax. Feito que fez aguçar ainda mais a cobiça na sua contratação, até por se tratar de um jogador jovem. Apesar de ter sido sempre um futebolista bem cotado, a Champions tornou-se uma enorme montra para o jogador nascido em Artigas, no Uruguai.

Na SAD do Benfica já havia há uns meses a consciência de que seria muito difícil segurar o jogador, e inicialmente a fasquia estava nos 50/60 milhões, apesar de a cláusula de rescisão ser de 150 milhões. Mas neste momento, sabe o DN, e depois do brilharete na Champions, os dirigentes não admitem entrar em saldos, e acreditam que a cobiça de vários clubes fará subir o valor de mercado do uruguaio para números a rondar os 80M.

Existe um dado muito importante relacionado com uma futura negociação. Quando o Benfica adquiriu Darwin por 24 milhões de euros ao Almeria, de Espanha, há duas épocas, ficou contemplado que o emblema do país vizinho teria direito a 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência. Ou seja, caso seja vendido por 80M, o Almeria receberá 11.

Entre os dirigentes do Benfica existe a plena consciência de que será praticamente impossível segurar o avançado. Aliás, o treinador Nelson Veríssimo deu a entender isso mesmo na conferência de imprensa anterior ao jogo da segunda mão com o Liverpool, formulando até o desejo de o uruguaio ser negociado por valores idênticos aos de João Félix para o At. Madrid.

Félix, recorde-se, foi transferido para os colchoneros no verão de 2019 por uma soma recorde de 126 milhões de euros. É, até hoje, a quinta transferência mais cara da história do futebol mundial, só atrás de Neymar, Mbappé, Dembélé e Philippe Coutinho.

A provável transferência de Darwin dificilmente atingirá os mesmos valores, mas a SAD do Benfica crê que poderá chegar uma oferta de 80 milhões, até porque ao que tudo indica o avançado vai passar a ser representado por Jorge Mendes, o superagente responsável pela colocação do internacional português no clube da capital espanhola - Darwin anunciou há dias nas redes sociais que não renovará a ligação ao seu ex-representante, Edgardo Lasalvia.

A confirmar-se a venda por um valor a rondar os 80 milhões, o sul-americano passa a ser a segunda maior operação do clube da Luz, a seguir a João Félix. Os outros maiores negócios do Benfica foram Rúben Dias para o Manchester City por 68 milhões, Ederson também para o City por 40M, o mesmo valor pelo qual Witsel foi vendido ao Zenit em 2012-13.

Para Darwin, esta é também uma oportunidade para dar o salto para um clube de topo do futebol europeu após dois anos no Velho Continente, e, claro, ver o seu salário dobrar ou triplicar. O jogador está no top 5 dos mais bem pagos do Benfica, com um salário anual que ronda os dois milhões de euros. No plantel benfiquista o mais bem pago é Julian Weigl, com cerca de três milhões de euros anuais.

O uruguaio leva 32 golos marcados nesta temporada em 37 jogos - 24 no campeonato, dois na Taça da Liga e seis na Champions. Mais do dobro em toda a época passada - 14 em 44 jogos.

Twittertwitter1514344850505801741

Com o golo marcado anteontem ao Liverpool, Darwin tornou-se no jogador da história do Benfica com mais remates certeiro numa só edição da Champions (no formato atual), superando os cinco de Nuno Gomes em 1999-2000. Em termos de equipas portuguesas, o recorde continua a ser de Jardel, também na temporada 1999-2000, com 10 golos na prova milionária.

Para já, o atacante quer manter-se focado e rejeita cenários de saída. "A minha cabeça está no Benfica e não vou dizer nada até ao final da temporada. Vou dar tudo até à última gota de suor por esta camisola, deixar tudo para o Benfica e para estes adeptos incríveis", referiu após o empate a três golos com o Liverpool, em Anfield, que deixou o clube da Luz fora da Champions, mas onde a sua grande atuação terá contribuído para aumentar a cobiça de potenciais interessados e valorizar-se ainda mais.

nuno.fernandes@dn.pt