Premium Esta americana quer pô-lo a beber gin com Marilyn, Bowie, Pessoa ou Amália

Eileen McDonough trocou os EUA por Portugal em 1994. E apaixonou-se pela calçada e pelos azulejos portugueses. É neles que se inspira a sua arte que agora exibe no Gin Lovers. Um sonho? Uma escadaria em mosaico em Lisboa.

Foi nos primeiros passeios que deu por Lisboa que Eileen McDonough reparou na calçada e nos azulejos que tornam única a capital portuguesa. "Fiquei cativada. E pensei: tenho de aprender a fazer isto", contou a americana numa conversa com o DN. Passados 26 anos sobre esses primeiros passeios, a americana não só fez dos mosaicos a sua vida como atrai muitos portugueses - e sobretudo inúmeros turistas - para os workshops que dá no seu ateliê. E agora está a convidar todos a beber um gin com uma Marilyn Monroe, uma Amália Rodrigues, um Fernando Pessoa ou um Mozart feitos partir de pequenos pedaços de mosaico e de vidro partido. Uma reinvenção sua da velha calçada portuguesa e dos azulejos que podemos ver no Gin Lovers do Príncipe Real.

Estas são quatro das oito figuras icónicas que a artista escolheu para fazerem parte de uma exposição pop-up que organizou dia 11 no bar e restaurante lisboeta. A elas juntaram-se David Bowie, Frida Kahlo, Audrey Hepburn e John Lennon. Todos eles adornam os tampos das mesas que foram ali colocadas especialmente para este evento. A escolha destas personalidades foi de Eileen, que decidiu pensar em quem gostaria de trazer de volta à vida para um jantar ideal. "Tinham de ser figuras icónicas, porque eu traria os meus pais para um jantar ideal mas ninguém os iria reconhecer!", explica a artista com uma das suas gargalhadas.

Ler mais

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG