Afonso nasceu com 4,690 kg, o que também ajudou na sua recuperação.
Premium

cuidados saúde

Bebé Afonso e a máquina do tempo: 26 dias a lutar pela vida

Nasceu há dois meses, começou por sentir o colo da mãe e do pai, depois o leite materno, e agora chegou a casa. Afonso trazia consigo uma hérnia diafragmática, que obrigava a cirurgia assim que nascesse. Mas uma hipertensão pulmonar deixou-o quase sem vida.

De repente, de um segundo para o outro, corpos muito pequenos, por vezes com pouco mais de dois quilos, já cinzentos, e com os médicos a achar que não sobreviveriam, ganham cor, tornam-se rosados e agarram a vida. Este é o momento que "compensa tudo", dizem Francisco Abecasis e Zélia Soares, médico pediatra, diretor do Programa ECMO na unidade de cuidados intensivos pediátricos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e a enfermeira chefe responsável pelo programa.

Este foi o momento que Afonso viveu na madrugada do dia 1 de outubro. Horas depois de ter nascido, uma hipertensão pulmonar, associada à hérnia diafragmática que lhe tinha sido detetada aos três meses de gestação, fez que o coração e o pulmão não estivessem a ser oxigenados e começassem a falhar.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG