Premium Aconteceu em 1931 - Motociclismo no Campo Grande e uma colónia para crianças pobres

Abria portas há 87 anos a primeira colónia balnear da Cruz Quebrada, com um almoço oferecido aos protegidos e presença de Carmona. Em pleno Campo Grande, anunciava-se a vitória de Abel Pessoa no primeiro Circuito de motos

Lisboa era então uma cidade bem diferente, como se vê nesta edição do Diário de Notícias, verdadeira prova de uma época. Em pleno arranque dos anos 1930, organizavam-se, por exemplo, corridas de motos no Campo Grande. "O primeiro Circuito para Motocicletas que se realizou sob a direção do Moto Club de Portugal (SUL) com o patrocínio do sr. governador civil de Lisboa, obteve um grande êxito, decorrendo as provas sempre com grande entusiasmo e tendo assistido alguns milhares e espectadores", relatava este diário, revelando a presença dos mais ilustres do país entre a assistência. "Na tribuna de honra tomou lugar o sr. Presidente da República, ladeado pelos srs. general Amílcar Mota, chefe do Estado Maior do Exército, e o brigadeiro Daniel de Sousa, governador militar de Lisboa."

A prova teve dois vencedores: Mário Ferreira, na categoria Corrida, e Abel Pessanha na divisão Sport, depois de cumprirem as 35 voltas ao percurso - 102 quilómetros - nas suas motos.

Ler mais

Exclusivos