Premium Arpão. Marinha manda retirar revista que revelava missão perigosa de submarino

Órgão oficial da Marinha justificou medida com a "incorreção num dos artigos" e para "evitar confusões futuras". Submarino regressou do Mediterrâneo e o comandante foi demitido.

A Revista da Armada (RA) pediu "a devolução ou eventual eliminação" da sua edição de novembro, por conter um artigo sobre a missão realizada pelo submarino Arpão durante o verão passado no Mediterrâneo e que levou à demissão do comandante. Segundo as fontes do DN, os responsáveis entenderam que o texto anulado "revelava aspetos classificados das capacidades e das táticas" desses navios ao descrever os locais onde esteve e as ações desenvolvidas.

Na nota inserida na nova edição do n.º 574, o diretor da RA informou os destinatários - governantes, Forças Armadas, militares, adidos de Defesa estrangeiros, jornalistas - que a revista substituída apresentava "uma incorreção num dos artigos" (que o DN publica com cortes, por decisão e critério do jornal). Sem identificar qual o texto, o contra-almirante Valente dos Santos acrescentou: "Lamentando tal facto, estamos desta forma a enviar um exemplar correto da referida revista, solicitando aos leitores a devolução ou eventual eliminação dos exemplares com erro, por forma a evitar confusões futuras."

Ler mais

Exclusivos