Premium "Agradeceram ter voltado a tocar as canções dos Joy Division"

O britânico Peter Hook, antigo baixista de Joy Division e New Order, está de regresso a Portugal com os The Hook, um projeto iniciado em 2010, com o objetivo de tocar ao vivo todos os discos das suas antigas bandas.

Enquanto baixista e compositor, foi um daqueles artistas que ajudaram a definir o futuro da música popular. Fundador dos Joy Division, que após o suicídio do vocalista Ian Curtis, em 1980, se reconverteu em New Order, Peter Hook abandonaria o grupo em 2007, "em desacordo" com os restantes membros. O extremar de posições atingiu o auge em 2011, aquando do regresso dos New Order ao ativo, desta vez sem Peter Hook que, segundo o próprio, nem chegou a ser convidado. Resultado: o baixista processou os antigos companheiros, por uso indevido do nome (chegariam mais tarde a um acordo extrajudicial) e começou ele próprio a tocar os temas das antigas bandas - que também são seus.

Formou então uma nova banda, os The Light, com quem, desde 2010, se tem dedicado a recuperar ao vivo todo o catálogo dos Joy Division e dos New Order, algo que, como o próprio confessa nesta entrevista ao DN, se tornou "uma espécie de missão de vida".

Ler mais

Exclusivos