Spotify faz dez anos. O que é que conseguiu mudar?

Em outubro de 2008, os suecos Daniel Ek e Martin Lorentzon fundavam um serviço de streaming de música, chamado Spotify. Em fevereiro de 2013, era tempo de o serviço chegar a Portugal. Milhões de subscritores depois, o que é que o Spotify veio mudar na indústria musical?

Em dez anos, o catálogo do Spotify cresceu, gerou muitas discórdias sobre pagamentos de direitos de autor, bateu recordes de músicas ouvidas e a empresa sueca até passou a ser cotada em bolsa. Mas a principal mudança que o Spotify trouxe reside numa única palavra: pirataria.

O conteúdo Spotify faz dez anos. O que é que conseguiu mudar? aparece primeiro em DN Insider.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Henrique Burnay

Isabel Moreira ou Churchill

Numa das muitas histórias que lhe são atribuídas, sem serem necessariamente verdadeiras, em resposta a um jovem deputado que, apontando para a bancada dos Trabalhistas, perguntou se era ali que se sentavam os seus inimigos, Churchill teria dito que não: "Ali sentam-se os nossos adversários, os nossos inimigos sentam-se aqui (do mesmo lado)." Verdadeira ou não, a história tem uma piada e duas lições. Depois de ler o que publicou no Expresso na semana passada, é evidente que a deputada Isabel Moreira não se teria rido de uma, nem percebido as outras duas.