Premium Aconteceu em 1902 - Renova-se a Tríplice Aliança e abre o elevador do Carmo

11 de julho de 1902 foi um dia importante, com importantes notícias de dentro e lá de fora na edição diário do DN. Enquanto Alemanha, Áustria e Itália renovavam o acordo comercial, em Lisboa inaugurava-se um marco da cidade.

"Renova-se mais uma vez o pacto de aliança entre a Alemanha, a Áustria e a Itália. A tríplice, por conseguinte, persiste e o Dr. Bülow prossegue na política do chanceler de ferro." Referia-se o Diário de Notícias quando assim escrevia, neste dia de 1902, a Bernhard von Bülow, nobre e político alemão que ocupou o cargo de chanceler daquele império entre outubro de 1900 e julho de 1909. O governante renovava assim o acordo com o Império Austro-Húngaro e o Reino de Itália, que formava um grande bloco de países aliados no centro da Europa e isolava França - exceto no caso específico de um ataque vindo do Reino Unido.

Enquanto lá fora se anunciava esse acordo que vinha de 1882, por cá era outro o acontecimento que prendia as atenções dos lisboetas. "Foi dia festivo para os moradores das imediações da Rua de Santa Justa e para os curiosos, que os há sempre em barda, e que em França são conhecidos por badauds."

Ler mais

Exclusivos

Premium

Legionela

Maioria das vítimas quer "alguma justiça" e indemnização do Estado

Cinco anos depois do surto de legionela que matou 12 pessoas e infetou mais de 400, em Vila Franca de Xira, a maioria das vítimas reclama por indemnização. "Queremos que se faça alguma justiça, porque nunca será completa", defende a associação das vítimas, no dia em que começa a fase de instrução do processo, no tribunal de Loures, que contempla apenas 73 casos.