Premium Aconteceu em 1978 - Nobre da Costa indigitado para formar governo

Nobre da Costa é indigitado por Ramalho Eanes para formar governo. Dezanove dias depois a sua equipa tomou posse, mas só durou 86 dias.

Os partidos não se entenderam e o Presidente Ramalho Eanes indigitou Nobre da Costa para formar governo. O engenheiro estava de férias no Algarve, mas iria reunir-se no dia 10 de agosto de 1978 com o Presidente da República, destaca o DN na primeira página.

Nobre da Costa tinha acompanhado o general Eanes numa viagem ao Brasil, e foi este o nome que o Presidente tirou para formar o III Governo Constitucional, "um governo de apoio parlamentar sem coligação", assim o designou.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.