Premium

VOST Portugal

Vost. Quem são os voluntários que avisam onde ainda há gasolina

Têm entre 20 e 30 anos, são geeks de informática, mas também bombeiros, pilotos, psicólogos e designers. Em abril, criaram o site Já não Dá para Abastecer e estão novamente ativos por causa do pré-aviso de greve dos motoristas de matérias perigosas

Começaram por ser três, depois oito e, em menos de um ano, já são 110. Voluntários digitais, assim se definem. Fazem parte da Vost Portugal - Voluntários Digitais em Situações de Emergência. Na última crise energética, em abril, criaram a plataforma online #JánãoDáparaAbastecer, que foi consultada por mais de um milhão de pessoas. Com o pré-aviso da greve dos motoristas de matérias perigosas estão novamente no terreno, ou melhor, na internet, a informar os portugueses dos locais onde já não há combustível, mas também a "fazer pedagogia". Insistem: ainda não há greve, pode nem sequer haver, não é necessário esgotar o combustível e as televisões podiam evitar passar imagens da primeira paralisação e das filas para abastecer. É com este tipo de conselhos e explicações que fazem posts na página do Facebook e no Twitter, onde têm mais de 12 mil seguidores e onde tudo começou.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Líderes europeus

As divisões da Europa 30 anos após o fim da Cortina de Ferro

Angela Merkel reuniu-se com Viktor Orbán, Emmanuel Macron com Vladimir Putin. Nos próximos dias, um e outro receberão Boris Johnson. E Matteo Salvini tenta assalto ao poder, enquanto alimenta a crise do navio da ONG Open Arms, com 107 migrantes a bordo, com a Espanha de Pedro Sánchez. No meio disto tudo prepara-se a cimeira do G7 em Biarritz. E assinala-se os 30 anos do princípio do fim da Cortina de Ferro.