Premium Da prática literária em contexto balnear

Deve ser leve e maleável, passível de ser manuseado com uma só mão, dobrado, maltratado até. Evitem-se as obras autografadas e as edições de luxo já que a acumulação de areia junto à lombada e as manchas de protector solar estão garantidas. O papel não deve ser tão branco que encandeie nem tão amarelo que dificulte a leitura, os caracteres devem ter a dimensão suficiente para que sejam decifrados à distância de um braço esticado.

O tema deve ser cativante e a narrativa fluida e ritmada, nem tão denso que percamos o fio à meada entre mergulhos, nem tão frívolo que nos faça perder tempo. As personagens não devem ser em excesso e o vocabulário apreensível sem o auxílio de dicionários.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.