Aconteceu em 1948 - Álvaro Lins em Lisboa e a Ribeira das Naus a estrear

Numa primeira página com notícias que iam da Política ao Desporto, dois temas eram destacados nesta data: a chegada do escritor brasileiro a Lisboa e a abertura da nova via lisboeta aos carros

Numa tira estreita mas colocada bem no meio da capa, o Diário de Notícias homenageava o escritor brasileiro que acabara de chegar a Lisboa com a mulher. "A bordo do paquete Serpa Pinto, que ontem de manhã regressou ao Tejo, chegou como anunciámos o conhecido escritor e ensaísta brasileiro Álvaro Lins, que vem visitar o nosso país a convite do Secretariado Nacional da Informação", relatava o DN, acrescentando que o brasileiro trouxera a mulher, Heloísa, tendo ambos sido recebidos por uma comitiva de personalidades destacadas de Portugal e do Brasil.

Ao lado, com mais destaque, dava este jornal conta da inauguração que prometia alterar o mapa de estradas de Lisboa: "a nova avenida da Ribeira das Naus foi aberta ao trânsito", escrevia-se, descrevendo como o trânsito podia agora fluir. "Pela nova avenida começaram a seguir automóveis, camiões e bicicletas (...) ao passo que os elétricos, os autocarros e as carroças continuam a utilizar a rua do Arsenal".

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.