Archie fica sem título real e dificilmente chegará ao trono britânico

Harry e Meghan, duques de Sussex, revelaram finalmente o nome do novo bebé real, depois de o apresentarem à rainha Isabel II. Archie Harrison Mountbatten-Windsor não vai usar o título de príncipe, passando a ser conhecido por Senhor Archie.

Archie Harrison Mountbatten-Windsor. É este o nome do mais novo membro da família real britânica, que teve nesta quarta-feira a sua primeira aparição pública, dois dias depois de Meghan Markle ter dado à luz. Nesse momento, o nome do bebé ainda era segredo. Embrulhado numa manta branca, e com um gorro da mesma cor, o bebé real surgiu ao colo do pai, o príncipe Harry. Mas foi a mãe a primeira a falar: "É mágico, é espantoso. Tenho os dois melhores rapazes do mundo, estou muito feliz."

"Ele tem um temperamento muito doce, é muito calmo. Tem sido um sonho, um par de dias muito especial", acrescentou Meghan. Harry brincou com a frase da mulher e diz não saber a quem é que o bebé sai com estas características. O príncipe afirma estar tão encantado como Meghan e que "ser pai é fantástico", e chamou o bebé de "pacote de alegria".

O casal real seguiu depois para o Castelo de Windsor para apresentar o pequeno Archie à rainha Isabel II, que assim passa a ter oito bisnetos. E só após essa formalidade o nome foi divulgado através da conta oficial de Twitter da família real. "A rainha e o duque de Edimburgo foram apresentados ao filho recém-nascido do duque e duquesa de Sussex no Castelo de Windsor. A Sra. Doria Ragland [mãe de Meghan] também estava presente. O duque e a duquesa de Sussex têm o prazer de anunciar que chamaram ao seu filho Archie Harrison Mountbatten-Windsor", podia ler-se.

A família real tem assim um novo membro, mas a verdade é que dificilmente Archie irá subir um dia ao trono britânico, pois é neste momento o sétimo da linha de sucessão, que continua a ter como primeiro pretendente o príncipe Carlos, seguido do seu filho príncipe William, cujos seus filhos, George, Charlotte e Louis, surgem por esta ordem na linha de sucessão. Em sexto aparece então o príncipe Harry e só depois o recém-nascido Archie, que não tem qualquer título real por decisão dos pais.

Archie poderia ter assumido o título de conde de Dumbarton, mas Meghan e Harry decidiram que o filho será apenas conhecido como Senhor Archie (Master Archie, em inglês).

Após o anúncio do nascimento, na madrugada de segunda-feira, houve um grande entusiasmo no Reino Unido e um pouco por todo o mundo em torno do filho de Meghan e Harry, e foram avançadas possibilidades sobre o nome do novo membro da família real. No entanto, Archie foi um nome que acabou por surpreender, pois não é conhecida nenhuma ligação entre esse nome e a família real até à data. É normal que os novos membros herdem nomes de elementos mais velhos como forma de homenagem, mas Harry e Meghan quiseram seguir um caminho diferente.

De acordo com a BBC, Archie significa "genuíno", "ousado", "corajoso" e, originalmente, era o diminutivo de Archiebald. Agora tornou-se um dos nomes mais populares entre os ingleses, tendo sido o 18.º mais utilizado em 2017 (2803 bebés).

Harrison é tão incomum como Archie na família real, mas quase tão popular como o primeiro nome do bebé entre o povo inglês. Em 2017 entrou no ranking dos nomes mais utilizados, foi o 34.º, menos de dez lugares atrás de Archie. Além da popularidade, o nome Harrison lê-se Harry's son, que significa "filho de Harry".

Quando questionado sobre a escolha dos dois nomes, o editor da revista real Majesty, Joe Little, disse acreditar que foi uma tentativa de juntar as origens de ambos. "Archie dá uma sensação britânica, enquanto Harrison é um nome mais americano", comentou.

Siga este link para ver a fotogaleria:

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG