Premium

Budismo

Monjas budistas rebeldes desafiam a tradição na Tailândia

As mulheres não podem ser ordenadas no país, tendo de viajar para o estrangeiro para poderem trocar as vestes brancas pelas típicas de cor de açafrão.

Em dezembro, Boodsabann Chanthawong juntou-se a um número crescente de mulheres que estão a desafiar gerações de tradição budista na Tailândia, ao ser ordenada noviça num mosteiro só de mulheres, não reconhecido, nos arredores de Banguecoque.

Liderando uma procissão de outras 21 mulheres - desde adolescentes a idosas - em direção à capela no Mosteiro de Songdhammakalyani, na província de Nakhon Pathom, Boodsabann chorava ao preparar-se para trocar as suas vestes brancas pelas características de cor de açafrão que são vistas quase exclusivamente nos monges do sexo masculino.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.