Premium

Polícia Judiciária

"Estamos preparados para lidar com o pior do mundo." Um dia na escola da PJ

Pela primeira vez a PJ abriu as portas da sua escola para mostrar como estão a ser treinados os novos 120 inspetores. "Estamos preparados para lidar com o pior do mundo", garante a nova geração

Um sobrevoo na quinta de casas cor-de-rosa em Loures, onde está instalada a Escola de Polícia Judiciária (PJ), permitiria apreciar imagens muito próximas de umthriller policial, com muita ação. Mas numa aproximação (zoom) veríamos que o que se passa ali, de facto, não é ficção. É o treino real de 120 jovens - que vão ser os novos inspetores da Judiciária - a pulsar em cada um dos edifícios.

A adrenalina de empunhar uma pistola, a ansiedade nas buscas, a tensão de salvar uma vida, os nervos à flor da pele num contra-ataque de defesa, a persistência no interrogatório ao suspeito de um assassínio - tudo isto se pode sentir e observar num único dia de aulas.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

A Europa, da gasolina lusa ao palhaço ucraniano

Estamos assim, perdidos algures entre as urnas eleitorais e o comando da televisão. As urnas estão mortas e o nosso comando não é nenhum. Mas, ao menos, em advogado de Maserati que conduz sindicalistas podíamos não ver matéria de gente rija como cornos. Matéria perigosa, sim. Em Portugal como mais a leste. Segue o relato longínquo para vermos perto.Ontem, defrontaram-se os dois candidatos a presidir a Ucrânia. Não é assunto irrelevante apesar de vivermos no outro extremo da Europa. Afinal, num canto ainda mais a leste daquele país há uma guerra civil meio instigada pelos russos - e hoje sabemos, como não sabíamos ainda há pouco, que as guerras de anteontem podem voltar.